56 - O Martelo de Deus


Título original: "The Hammer of God" (1993)
Autor: Arthur C. Clarke
Tradutor: Jorge Ramos
Páginas: 150

Arthur C. Clarke é um autor de que gosto imenso. Lembro-me de na minha infância, no Natal de 1973 ter recebido como prenda e ter ficado encantado com o "The Dolphin Island" (1963) publicado pela Europa-América Juvenil com o título "A Ilha dos Golfinhos", e de algum tempo depois ter lido e relido várias vezes a obra "Deep Range" (1957), publicada em 1977 pela saudosa editora Livros do Brasil na Colecção Argonauta nº 239, com o título "A Sexta Parte do Mundo", obra que me fascinou imenso. Sempre me agradou muito nas obras de Clarke a mestria com que envolve detalhes técnicos bem explicados, perfeitamente compreensíveis sob o ponto de vista de um leigo, com histórias muito interessantes e de profunda riqueza em termos humanos.
Neste livro "O Martelo de Deus", Arthur C. Clarke descreve-nos um futuro próximo e perfeitamente lógico em termos de possibilidades, dando-nos a oportunidade de acompanhar a primeira tentativa da humanidade no sentido de desviar a trajectória de um asteróide em rota de colisão com a Terra, ao mesmo tempo que faz o historial passado de anteriores encontros com estes corpos e das suas consequências, como sucedeu no Golfo do México há cerca de 65 milhões e anos e que levou à extinção dos dinossauros, ou em Tunguska, na Sibéria, em 1908. 
Uma história muito agradável de ler, que é ao mesmo tempo um documento de divulgação científica extraordinariamente interessante.